Uma semana em Gueral...

Desde que a minha tia e a respectiva família se mudou provisoriamente para casa dos meus pais esta tornou-se numa casa cheia de crianças , logo cheia de vida...Resolvi lá passar uma semana , longe de tudo, mas cada vez mais perto de mim. Sem Internet, sem telemóvel e como as crianças exigiam a minha presença nas brincadeiras delas,entre o ajudar o meu pai a tratar da minha mãe e a brincadeira com as primas acabava por nem ter tempo de me sentar a ver um pouco de televisão(não lhe senti a falta, note-se)...

O dia aqui parece ter 48 horas. Pomos-nos a pé cedo por volta das 7,30 da manhã, é impossível dormir mais . Acordo sempre a essa hora ao som das "marteladas" do tear da minha tia e com os risos e passos das crianças pela casa...(As criancinhas e a sua maldita energia. LOL).

Aproveitei esta semana para aprender a receita das famosas "roscas doces"que a minha querida tia muito pacientemente me foi explicando passo a passo como se faziam. Das coisas que mais piada achei foi esta(que se pode ver na imagem abaixo), o "truque" de fazer os buracos nas ditas.LOL



Passeei-me pelos pelos campos e pelos caminhos de Santiago(para quem não sabe)passam aqui pertíssimo de casa e é percorrido todos os dias por muitas pessoas de várias nacionalidades...

Gueral tem destas coisas belas, ou então eu aprendi a dar valor às coisas que anteriormente não achava piada nenhuma! geralmente começamos a ficar assim, quando começamos a envelhecer, e começamos achar um certo encanto a coisas que antigamente para mim não tinham encanto nenhum...
Amanhã parto de férias rumo ao Alentejo! ...
Até lá , uma boa semana para todos;)




6 comentários:

  1. .o caminho de Santiago também por aqui passa! Ainda hoje de manhã comprei duas roscas lá me baixo no adro da igreja. O pão cá em cima tem outro sabor...tem aroma a pão! Boa viagem, bons instanbtâneos mas sobretudo uns fins de tarde aprazíveis na planície dourada. Sabe bem a musica das searas ao final da tarde e mas melhor ainda é saborear um bom vinho branco gelado à noite numa tasca.
    Que saudades o além tejo me desperta, o pôr do sol em Mérola, os cantares típicos em Mourão, as luzes nas ruas de Évora, as planícies a perder de vista em Castro Verde, ou a noite estrelada em Monsaaz às portas do grande lago.

    ResponderEliminar
  2. Que bela exposição de momentos belos e agradáveis da vida no campo, que tão pouco demos valor na nossa infãncia mas que agora aprendemos a valoriza-los e a difustra-los, invejo-te por teres a oportunidade de os viver, mas ainda bem que os podes sentir, aproveita bem as tuas férias no ambiente fantástico das planicies do alentejo, a sua gastronomia, os por do sol e as noites estreladas e sossegadas desse alentejo, bem como as gentes de lá bastante acolhedoras, boas férias e boas fotos para mais belos trabalhos como tu bem sabes fazer, bjs..

    ResponderEliminar
  3. É claro que aprendeste a dar mais valor às coisas que dantes não ligavas patavina. É normal, faz parte do nosso processo de amadurecimento como seres humanos. Não é a 1ª primeira vez que citas com alguma frequência que estás a envelhecer.. Não penses nisso, afinal, ainda és nova e, como diz o velho ditado, a vida começa aos 40. E eu que o diga. Bjs e goza a vida.

    ResponderEliminar
  4. Só começamos a dar valor ás coisas que anteriormente não ligávamos quando estamos a ficar velhos?
    Olha que não é bem assim ! Simplesmente, ás vezes percebemos que afinal há coisas que teem o seu encanto! Eu não acho que seja sinal de velhice!
    Tiveste uma semana mesmo boa então e ainda bem! Que a próxima seja boa também :)
    Eu ando a tentar por um tratado de paz entre a Pandora, e a mais recente inquilina da casa, a Caramela e não anda a ser fácil :)
    Estou a preparar mais um post com fotografias de água... se a Pandora resolver parar com a palhaçada lol, eu ponho ainda esta semana!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Uma boa estadia em Gueral e no Alentejo.
    Óptimas fotografias como sempre, acompanhadas por um texto que nos faz sonhar...

    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Dá inveja sentir a forma e o carinho que tens pela tua aldeia. As fotografias estão de genio!

    ResponderEliminar